quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

O Projeto Protagonismo Juvenil na Escola Salomé da Rocha Barros

         O projeto Protagonismo na Escola Municipal Salomé da Rocha Barros visa à intervenção do jovem de quatorze a dezessete anos, que estejam cursando do 7º ao 9º ano do ensino fundamental, no contexto social escolar onde ele é o ator principal das ações recreativas realizadas na escola com os alunos do 1º ao 5º ano, e, até mesmo, com a comunidade local.
         O Protagonismo Juvenil significa fazer com que o jovem participe ativamente da vida escolar, familiar e afetiva, na comunidade local em que vive. Outro aspecto importante do projeto é que o jovem seja dotado de iniciativa, que é ação; sendo fonte de liberdade, que é opção; e fonte de compromissos, que é responsabilidade, pilares indispensáveis para ser um jovem protagonista.
         O jovem participa do planejamento que irá determinar as ações, sendo parte integrante do processo de construção das atividades dos cartões TOP a serem realizadas com as crianças, para posteriormente avaliar os resultados das ações executadas.
         Por fim, o aluno ao chegar no 9º ano do ensino fundamental ou já estiver cursando o referido ano, vai estudar no cursinho Potenciação, preparatório para que os alunos do 9º ano realizem as provas do Instituto Federal de Alagoas – IFAL ou da Escola Agrotécnica de Satuba; concretizando de fato a sua estrada enquanto jovem protagonista do projeto, objetivando chegar a uma dessas duas instituições técnicas federais, a fim de que possa trilhar na carreira estudantil e na vida técnica profissional, caso chegue lá.

                                                                                             Artur Nascimento – Coordenador do Projeto

6 comentários:

  1. Parabéns ao idealizador do projeto e aos alunos também!!!!
    espero que vc consiga expandir esse projeto e tenha muito sucesso!!!!
    Está perfeitooooo!!!!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Itaneide, é de fato o que na verdade pretedemos fazer. Abraços Afetuosos.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns ao companheiro Artur pelo blog e pelo trabalho maravilhoso que vem desenvolvendo na Escola. Nossa juventude anseia por integração, valorização.
    abração a todo pessoal da Escola!

    ResponderExcluir
  4. Que bom que temos ainda algumas pessoas nessa cidade que se preocupa com o futuro de nossos jovens que tem muito a oferecer, muitos talentos escondidos que acreditam que um dia vai conseguir as vezes por falta de insentivo acabam desistindo no meio do caminho e nada é feito.As escolas que tem como formadoaras e multiplicadoras as vezes são tambem um grande impasse nessas contruções. É por isso que vc artus merece meus parabéns e precisando pode contar comigo.VAMOS MOSTRAR PRA ESSES JOVENS QUE TEM MUITAS COISAS BOAS A SE APRENDER NESSE MUNDO E QUE NÃO EXIXTE APENAS DROGAS VIOLÊNCIA. PARABÉNSSSSSSSSSSSSSS!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pelo trabalho. É desta forma que a educação melhorará e seu objetivo principal que é: formar crianças, adolescentes, jovens e adultos para o desenvolvimento pessoal, intelectivo e para os valores da cidadania e dos direitos humanos, com ãtitudes como esta, se consolidará. Continuem assim e motivarão milhares de outros jovens a desevolverem ações semelhantes.
    Abraço, Enildo Rodrigues.

    ResponderExcluir
  6. valew prof por estar criando oportunidades para nós do salomé

    ResponderExcluir